Disfunção do Trato Urinário Inferior – uma Revisão
A disfunção do trato urinário inferior pode resultar em diversas complicações, além de prejudicar o desenvolvimento das crianças. Aprenda como identificá-la e tratá-la.
- Neste texto, a dra. Bernadete Ataíde, residente de Nefrologia Pediátrica da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, traz detalhes sobre sintomas, diagnóstico e tratamentos da DTUI.
A Disfunção do Trato Urinário Inferior (DTUI) é um termo amplo que descreve todo o espectro de distúrbios em qualquer uma das fases da micção (enchimento ou esvaziamento), na ausência de doença neurológica ou patologia obstrutiva do trato urinário, sendo de especial interesse para o pediatra, visto que a suspeita inicial deve ser realizada ainda no acompanhamento regular da puericultura.
Possui prevalência variável na literatura, em torno de 2–25%, e parece ser mais comum em meninas. A aquisição de continência exige uma progressão do desenvolvimento neuropsicomotor da criança, com desenvolvimento da linguagem, coordenação motora e cognição. Por isso, a criança com DTUI só deve ter esse diagnóstico estabelecido após os 5 anos de idade (ou até 7 anos, dependendo da literatura consultada).
Está gostando desse texto?
Cadastre-se gratuitamente no PortalPed para ler o restante da matéria!