Amoxicilina: 1, 2 ou 3x ao Dia?
Qual o intervalo correto para a administração da amoxicilina? Você está prescrevendo antibióticos corretamente? Descubra isso e mais no posto do PortalPed.
Qual o intervalo correto para a administração da amoxicilina? Você está prescrevendo antibióticos corretamente?
Esse é um assunto que muitas vezes gera discussão.
Para discutir isso com propriedade, precisamos entender os mecanismos de farmacocinética (PK) e farmacodinâmica (PD) da amoxicilina (penicilinas).
Então vamos aos conceitos!
- Farmacocinética (PK): relacionado ao tempo de concentração de antibiótico no organismo. Envolve absorção, distribuição, metabolismo e eliminação da medicação.
- Farmacodinâmica (PD): relacionado à relação entre a concentração e o efeito antimicrobiano. Leva em conta o mecanismo de ação, toxicidade e interação
- Concentração inibitória mínima (MIC): menor concentração do antimicrobiano capaz de inibir o desenvolvimento visível do microrganismo.
- Efeito pós-antibiótico (PAE): supressão persistente do crescimento bacteriano após a exposição a um antibiótico.
Historicamente, utiliza-se mais a farmacocinética do que a farmacodinâmica para estabelecer os regimes de tratamento antimicrobiano. Porém, com o aumento da resistência microbiana, a farmacodinâmica tem se mostrado cada vez mais importante para definir os regimes de tratamento que previnem a resistência microbiana com maior eficiência.
Está gostando desse texto?
Cadastre-se gratuitamente no PortalPed para ler o restante da matéria!