NefrologiaUrologia

Disfunção do Trato Urinário Inferior – uma Revisão

A disfunção do trato urinário inferior pode resultar em diversas complicações, além de prejudicar o desenvolvimento das crianças. Aprenda como identificá-la e tratá-la.

Destaques
  • Neste texto, a dra. Bernadete Ataíde, residente de Nefrologia Pediátrica da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, traz detalhes sobre sintomas, diagnóstico e tratamentos da DTUI.
Compartilhe conhecimento:

A Disfunção do Trato Urinário Inferior (DTUI) é um termo amplo que descreve todo o espectro de distúrbios em qualquer uma das fases da micção (enchimento ou esvaziamento), na ausência de doença neurológica ou patologia obstrutiva do trato urinário, sendo de especial interesse para o pediatra, visto que a suspeita inicial deve ser realizada ainda no acompanhamento regular da puericultura.

Possui prevalência variável na literatura, em torno de 2–25%, e parece ser mais comum em meninas. A aquisição de continência exige uma progressão do desenvolvimento neuropsicomotor da criança, com desenvolvimento da linguagem, coordenação motora e cognição. Por isso, a criança com DTUI só deve ter esse diagnóstico estabelecido após os 5 anos de idade (ou até 7 anos, dependendo da literatura consultada).

portalped - divisor cadeado

Está gostando desse texto?

Cadastre-se gratuitamente no PortalPed para ler o restante da matéria!

 
Mostrar mais

Dra. Bernadete Ataíde

Médica formada pela Universidade Federal do Pará em 2010. Residência Médica em Pediatria na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA). Fellow do Grupo de Fígado da Instituição (2013-2014). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Pediatria. Residente de Nefrologia Pediátrica da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Preceptora da Residência Médica em Pediatria.
Botão Voltar ao topo