Artigos da SemanaInfectologiaNeonatologiaPediatria GeralUrgência & Emergência

Valores de Referência para Líquor em lactentes com até 2 meses

Apresentamos os resultados de estudo multicêntrico sobre valores de referência de líquor em bebês com menos de 60 dias.

Destaques
  • Confira os resultados de estudo multicêntrico envolvendo mais de 7.700 lactentes sobre valores de referência para liquor. Contextualizamos e comentamos os dados ao final do texto.
Compartilhe conhecimento:

Em março de 2018, foi publicado no periódico Pediatrics um estudo multicêntrico sobre os valores de normalidade dos leucócitos, proteína e glicose no líquor. Há grande variabilidade na literatura sobre os valores considerados normais na faixa etária dos recém-nascidos. Assim, leia nosso resumo de artigo da semana e atualize-se sobre este tema.

Cerebrospinal Fluid Reference Values for Young Infants Undergoing Lumbar Puncture

artigo original

Joanna Thomson, Heidi Sucharew, et al, for the Pediatric Emergency Medicine Collaborative Research Committee (PEM CRC) HSV Study Group. 
Pediatrics Mar 2018, 141 (3) e20173405.

Leia o artigo na íntegra (exige assinatura da Pediatrics)

 

Introdução

A realização e interpretação do exame de líquor (ou líquido cefalorraqudiano — LCR) é primordial para o diagnóstico de meningite. É necessário um valor de referência preciso para a correta interpretação do exame (contagem de leucócitos, proteinorraquia e glicorraquia) e, assim, ser possível realizar o diagnóstico de meningite.

A grande dificuldade para determinação desses valores é que a punção lombar para coleta do LCR em crianças saudáveis não é eticamente correta. A partir de estudos anteriores com base em dados obtidos de neonatos e lactentes jovens que necessitaram de coleta de LCR na Emergência para investigação de febre, foram estabelecidos valores de referência de normalidade. Identificou-se que os valores do LCR variavam consideravelmente nas primeiras semanas de vida. No entanto, os resultados obtidos eram imprecisos, visto que os estudos foram realizados em centros únicos e com pequena amostragem de pacientes.

O estudo multicêntrico publicado na Pediatrics e que aqui analisamos foi realizado com o objetivo de estabelecer os valores padrões de referência mais precisos para contagem de leucócitos, proteinorraquia e glicorraquia nos lactentes ≤60 dias de idade.

Líquor: o que Todo Pediatra Deve Saber

 

Estudo

Foi realizado um estudo multicêntrico transversal e retrospectivo com dados coletados entre 2005 e 2013 em 23 centros de estudo. Ele incluiu bebês ≤60 dias de idade que passaram por coleta de LCR, com análise bioquímica, citológica e cultura, nas primeiras 24h após apresentação do quadro. Foram excluídos do estudo pacientes com:

  • Análise incompleta do LCR;
  • Hemácias >500/mm3 no LCR,
  • Infecção bacteriana invasiva (hemocultura ou cultura de LCR positiva);
  • Infecção do trato urinário (esses pacientes podem ter pleocitose com cultura negativa);
  • Meningite viral (reação de cadeia de polimerase — RCP — ou cultura viral positiva);
  • Infecção por Herpes simples (RCP ou cultura viral positiva);
  • Hospitalização >72 horas.

Os pacientes foram divididos em 2 grupos: ≤28 dias e 29–60 dias de idade. Os padrões de referência foram determinados usando o 3º quartil + 1,5 intervalo interquartil para o número de leucócitos e proteína e o 1º quartil – 1,5 intervalo interquartil para a glicose. As curvas de percentil dos parâmetros do LCR baseadas na idade foram calculadas usando uma extensão do método LMS, o LMST.

 

Resultados

portalped - divisor cadeado

Está gostando desse texto?

Cadastre-se gratuitamente no PortalPed para ler o restante da matéria!

 

 

Mostrar mais

Dr. Breno Montenegro Nery

Médico pediatra especializado em medicina intensiva pediátrica, com graduação pela Universidade Federal de Pernambuco e especialização pela Unicamp.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo