Vacinas
Sarampo: é possível vacinar pacientes imunodeprimidos?
Orientações sobre a vacinação contra sarampo em pacientes com doenças imunomediadas (reumatológicas, psoríase e doença intestinal inflamatória).
O preocupante crescimento de casos de sarampo no Brasil e no mundo coloca a população em alerta. Outrora erradicado no país, o sarampo voltou a ocorrer em solo brasileiro: 646 casos de sarampo confirmados até a semana epidemiológica 30 (21/07 a 27/07/2019) em diferentes regiões. Quando estendemos o olhar para os dados da Organização Mundial de Saúde, notamos o crescimento das ocorrências em nível global, com surtos em 168 países e mais de 170.000 casos confirmados no mundo.
A preocupação em relação ao sarampo é totalmente justificável, pois trata-se de uma doença infecciosa altamente contagiosa, que pode gerar sequelas e até mesmo levar a óbito. A baixa adesão às campanhas de vacinação, seja em função do desconhecimento da doença (que, lembrando, estava erradicada do país), seja em função dos boatos alardeados por grupos antivacinais, abriu as portas para a ocorrência de casos de sarampo não só em crianças, mas também em indivíduos adultos.
Está gostando desse texto?
Cadastre-se gratuitamente no PortalPed para ler o restante da matéria!