Pediatria Geral

Suspeita de fratura nasal: o que fazer?

Compartilhe conhecimento:

Faz parte da vida de uma criança brincar, correr, pular – e se machucar! A maior parte dos arranhões, das lesões e das fraturas é facilmente identificável visualmente e não passa despercebida, porque gera dores e desconforto. 

Mas e aqueles machucados que não doem e que não são aparentes, mas que podem comprometer bastante o desenvolvimento da região afetada? As fraturas nasais entram nessa categoria. 

Por incrível que pareça, os chamados microtraumatismos no nariz são bastante comuns na infância. São pequenas lesões ou fraturas nos ossos ou na cartilagem do nariz, decorrentes de quedas, contato físico com os amiguinhos, acidentes durante brincadeiras com bola etc. Talvez a criança reclame de dor na hora da lesão, mas depois logo se esqueça dela. Talvez os pais nem vejam que há alguma lesão. Mas ela aconteceu, está ali presente no nariz, e precisa ser cuidada. Afinal, traumatismos recorrentes tornam-se acumulativos, comprometendo o desenvolvimento nasal.

Veremos, a seguir, o que são as fraturas nasais, como ocorrem, quais os graus de severidade e como é feito o tratamento.

Nariz: o que pode “quebrar em caso de acidente? 

O nariz é constituído por ossos, cartilagens e partes moles. Além da fratura nasal, também podem ocorrer luxação e lesão do pericôndrio da cartilagem nasal.

As principais causas de fraturas faciais em crianças com até 18 anos de idade incluem quedas e acidentes com algum tipo de veículo (velocípede, bicicleta, patins, patinete, skate, acidente automobilístico), além de outros como violência, acidentes domésticos, fratura patológica e golpes durante prática de algum esporte.

portalped - divisor cadeado

Está gostando desse texto?

Cadastre-se gratuitamente no PortalPed para ler o restante da matéria!

 
Mostrar mais

PortalPed

Somos um grupo de pediatras que adoram compartilhar conhecimentos sobre a profissão com nossos colegas, com estudantes de Medicina e com o público no geral. Venha conosco nesta jornada de aprendizado!
Botão Voltar ao topo