CHICCO e PORTALPED iniciam grande parceria
O PortalPed tem o prazer de anunciar uma importante parceria com a Chicco, uma das mais renomadas marcas de produtos infantis do mundo. A Chicco é uma das principais linhas da multinacional italiana Artsana, e está presente em mais de 120 países.
Essa parceria foi estabelecida com base no potencial tecnológico e inovador da marca ao criar produtos que atendem crianças de todas as idades, contribuindo para o desenvolvimento saudável e sustentável.
Para falar mais sobre a Chicco convidamos o Diretor Geral no Brasil, Fernando Bueno, para um bate papo com o PortalPed. Acompanhe e saiba mais sobre a Chicco e as novidades que estão vindo por ai nessa parceria.
Nessa entrevista, ele compartilha informações valiosas sobre a marca e seu compromisso em oferecer produtos de alta qualidade que promovem a saúde e o bem-estar das crianças. Boa leitura!
PortalPed: A gente conhece um pouco sobre a Chicco, mas não tem a real dimensão do que ela representa. Conta pra gente um pouco mais sobre a Chicco.
Fernando Bueno: Realmente muita gente conhece a Chicco pelos carrinhos e assentos de alta qualidade que fabricamos, mas a marca Chicco está presente em diversas categorias do universo infantil: puericultura pesada (carrinhos, cadeiras auto, cadeiras de alimentação, berços e banheiras), puericultura leve (mamadeiras, chupetas, copos, kits de higiene), perfumaria infantil (shampoos, sabonetes, hidratante, protetores solares, colônias, lenços, etc.), higiene oral (escovas dentais e massageadores de gengiva) e brinquedos (desde mordedores e chocalhos até produtos bilíngues e de até 4 línguas e bicicletas de equilíbrio). Nosso universo se estende de recém-nascidos a crianças de até 8 anos.
Somos uma empresa inovadora, realizamos muita pesquisa e nossos produtos refletem a real necessidade das famílias e seus filhos. Temos um centro de pesquisa o Chicco Research Centre, e desenvolvemos produtos de elevada qualidade e um olhar especial em ajudar as famílias no seu dia a dia.
Aqui no Brasil, estamos presentes em mais de 10 mil pontos de venda como em lojas especializadas em bebês, lojas especializadas em brinquedos, farmácias e varejo online.
PortalPed: Quando analisamos os indicadores de natalidade, no mundo todo, notamos que as taxas estão em queda. Aqui no Brasil, este declive também ocorreu, em especial no período da pandemia. Como o você vê esse mercado, diante desta realidade?
Fernando Bueno: Essa é uma pergunta muito interessante e importante. Mesmo no Brasil, em especial nas classes A, AB e B, os índices de natalidade estão em queda. Muitas famílias têm de intenção de ter de 1 no máximo 2 filhos, o desenvolvimento profissional e o crescimento da mulher no mercado de trabalho, acabam afetando tudo isso. Mas o que vemos é que cada vez mais os pais buscam soluções satisfatórias para os cuidados com a criança, para voltar ao trabalho ou equilibrar a relação com suas rotinas pessoais e profissionais. Soma-se a isso um outro fator: os pais (em especiais os mais novos) sentem-se culpados pela falta de conhecimento mais avançado, em como lidar com a criação dos filhos. A ausência e o trabalho os leva na busca de um estilo de vida prático, com a busca de soluções que os apoiem.
PortalPed: E isso reflete no mercado da Chicco?
Fernando Bueno: Após a pandemia, os produtos infantis estão em crescimento acelerado, acima de várias cestas de produtos em muitos outros setores.
Na perfumaria infantil (shampoo, sabonete líquidos, hidratante, wipes) e puericultura leve (mamadeira, chupetas, oralcare e acessórios) a procura por artigos de qualidade, com apelo sustentável e inovação, vem ditando o rumo destas categorias o crescendo em maneira desproporcional no canal farma. Brinquedos com apelo educativo, interativos e alto valor agregado se destacam.
Na puericultura pesada, vemos um crescimento acelerado liderado por lançamentos e inovações. Uma busca por ergonomia, conforto, e tecnologia em segurança, puxa o mercado de produtos premium.
Somos otimistas e as perspectivas são promissoras. O 1º sem de 2023 foi mais fraco, dada a crise de crédito instalada no Brasil, mas o 2º semestre mais forte com expansão de alguns varejistas e uma demanda reprimida.
PortalPed: E como a Chicco quer ser vista e reconhecida pelos seus consumidores?
Fernando Bueno: A Chicco é uma marca presente no Brasil há mais de 30 anos, amplamente reconhecida pela qualidade de seus produtos, proximidade e apoio à família, com soluções inovadoras que tornam o dia a dia mais prático e leve.
O Brasil é um mercado estratégico para a marca e, portanto, desde 2023, estamos em uma jornada de lançamento de novas categorias e novos produtos. Em 2022, lançamos a categoria de perfumaria infantil e lenços umedecidos para bebês. Lançamos, também, opções de travel sytems (carrinho + cadeira auto + moisés). Além disso, demos acessibilidade ao consumidor, reduzindo os preços de vários produtos.
Foi em 2022, também, que expandimos nossa atuação nas maiores redes de farmácias do pais e nossa loja online oficial: https://www.babystock.com.br/lojachicco, aumentando a presença da Chicco em todo o território nacional.
Mas tudo isso não é tão importante quanto os valores que queremos passar a nossos consumidores. A Chicco é uma marca que apoia os pais como verdadeiros parceiros fazem: com colaboração, imaginação e confiança um no outro. Ela oferece soluções inovadoras e seguras, baseadas em observação, que respeitam a sociedade e o meio ambiente, pensando nas futuras gerações. Além disso, a marca busca encontrar a alegria dentro do desafio que é educar uma criança nos dias de hoje.
PortalPed: Quais são os próximos desafios e onde o PortalPed pode ajudar?
Fernando Bueno: Temos uma forte vocação com a qualidade, segurança e inovação. Queremos aumentar o conhecimento e uso de algumas categorias, onde a tecnologia dos produtos Chicco se destacam, e trazem real valor aos consumidores, como perfumaria infantil e puericultura leve, mais especificamente em mamadeiras e chupetas. Um estudo que realizamos na Itália, por exemplo, obteve 97% de aprovação dos profissionais de saúde sobre a eficácia da Bomba Tira Leite Step Up da Chicco. Fatores como aderência a pele e facilidade de sucção do leite materno foram pontos de destaque nesse estudo.
Neste sentido a aproximação e o relacionamento com a comunidade médica e profissionais da saúde é fundamental para nós. Precisamos e estaremos nos aproximando dos pediatras, para trazer não somente conhecimento dos nossos produtos, mas também o quanto da nossa tecnologia e inovação podem apoiar em seu trabalho.
Visamos ser um parceiro estratégico da classe médica no suporte às famílias, junto ao desenvolvimento de seus bebês e crianças. O papel do pediatra nas famílias brasileiras é de extrema importância, visto a confiança que as famílias têm nesses profissionais nos cuidados com suas crianças. Muitos pais e mães trazem dúvidas na procura de produtos mais corretos e adequados a seus filhos.
A dinâmica de algumas categorias como mamadeiras e chupetas está intrinsecamente ligada às orientações médicas, sendo, portanto, o pediatra, um líder de opinião essencial para o aumento de penetração da categoria.
PortalPed: Como você vê essa parceria entre PortalPed e Chicco?
Fernando Bueno: O PortalPed será, no curto prazo, o principal elo de conexão entre a Chicco e a comunidade médica de pediatria. Temos muito a contribuir por meio de conteúdos importantes e atuais, bem como apoiando as iniciativas e serviços que PortalPed oferece e tanto contribui no dia a dia dos profissionais da pediatria. Temos muitas ideias, novidades e temos a certeza de que essa aproximação será benéfica para todos.
Fique atento a muitas dicas, novidades e muitas oportunidades que o PortalPed e a Chicco devem trazer para você e as famílias. Aguarde!